sábado, 31 de março de 2007

Passe Livre Cassado

23/12/2006 20:00:38 Passe Liver Cassado
Hoje fui acordado da pior forma possível. Uma péssima notícia me foi transmitida por meu pai. Ele tem 65 anos e é interessado direto no assunto. Os Jornais O Dia e Extra publicaram na primeira página que o passe livre de estudantes, idosos e deficientes físicos fora cassado aqui no município do Rio de Janeiro. Fiquei perplexo! Não acreditei de pronto, julguei que estivesse muito sonado ainda, que não entendera direito. Pedi que me repetisse e meu pai infelizmente o fez. Ele precisava sair e se despediu. Não satisfeito, me levantei rapidamente e fui à banca de jornal. Era verdade mesmo...De posse do jornal, depois de lida a notícia, que dava conta de que o Órgão Especial do Tribunal de Justiça declarou inconstitucional o artigo da Lei 3.167/2000 que instituía as gratuidades. O prefeito César Maia, consultado a respeito, disse que a gratuidade é lei orgânica do município e tem mais de 30 anos. Fala que as tarifas sempre incorporaram as gratuidade. aponta uma alternativa de redução em 50% da tarifa. Desembargadores reconheceram que a lei não aponta a fonte de custeio, como determina a constituição do Estado. A maioria acolheu o voto do relator, Roberto Wider. O sindicato das empresas de Ônibus do Município do Rio de Janeiro pretende com a decisão ter poder de barganhar com o poder municipal. As empresas alegam que 45% do total das passagens são gratuidades cujos custos são arcados pelo empresários e passageiros pagantes. Fala-se na possibilidade de compensação de impostos para que as gratuidades sejam mantidas.Penso, em primeiro lugar, que os senhores desembargadores do`Órgão Especial do Tribunal de Justiça são ALIENADOS DA REALIDADE DE QUEM É USUÁRIO DE ÔNIBUS. NUNCA ENTRARAM EM UM, O MAIS PERTO QUE CHEGAM DESSE TRANSPORTE É QUANDO ESTES EMPARELHAM COM SEUS MODESTOS CARROS NAS RUAS. Esses senhores não possuem parentes que necessitam desse transporte.Se as tarifas, como dizem o prefeito, já incorporam as gratuidades, porque dessa atitude? As empresas alegam que arcam com parte do custo... estão porventura tendo prejuízo? Cancelem a conceção das linhas, deixem o negócio se está dando prejuízo. Os empresários não podem arcar com nenhum custo porque? São intocáveis? E se receberem isenções de impostos, é a população que vai arcar com mais essa? Nós perdemos, mas eles não podem? Os empregados das empresas de ônibus relatam que o menor prejuízo que esses empresários tem nos carros, sejam pequenas avarias, sejam as GRATUIDADES EM EXCESSO SÃO DESCONTADAS DESSES PROFISSIONAIS! OS EMPRESÁRIOS TEM UMA EXCELENTE CONSCIÊNCIA SOCIAL! Mais uma vez repito: EMPRESÁRIOS, SE ESTÃO TENDO PREJUÍZO LARGUEM AS CONCESSÕES QUE RECEBERAM PARA EXPLORAR O TRANSPORTE QUE É PÚBLICO!Por fim, deixo aqui minha posição: se esse fato se consumar, eu não vou de ônibus para o trabalho nem para a faculdade, e olha que dependo muito desse meio de transporte. Vou de metrô, de trem ou de barca... vou até a pé ou de bicicleta, mas me recuso a pegar ônibus. EU USEI A GRATUIDADE QUANDO ESTUDANTE MUNICIPAL E ESTADUAL E MEU PAI USA. ISSO É DE INTERESSE PÚBLICO. PENSO QUE ESSES EMPRESÁRIOS ENTENDERÃO MUITO BEM O RECADO QUANDO ISSO DOER-LHES NOS BOLSOS. A semente está lançada.

Nenhum comentário: